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CE-083: Estatística Computacional I

CE-083: Estatística Computacional I

Detalhes da oferta da disciplina

Scripts, notas e documentos

Histórico das Aulas do Curso

Abaixo o histórico de atividades realizadas em classe e atividades extra classe aplicadas.

  1. 11/02:
    • Download e instação do R;
    • Editores de script;
    • Primeira sessão com o RStudio;
    • Operações elementares com escalares;
    • Salvando script e área de trabalho.
  2. 13/02:
    • Vetores nomeados;
    • Regras lógicas;
    • Seleção a partir de regras lógicas;
    • Classificação de valores em intervalos;
    • Sequencias regulares.
  3. 18/02:
    • Matrizes;
    • Data frames.
  4. 20/02:
    • Ordenação de vetores e data.frame;
    • Seleção;
  5. 25/02:
    • Medidas descritivas para uma amostra;
    • Distribuições de frequência;
    • Tarefas por grupo/estrato;
    • Tarefas por margem.
  6. 27/02:
    • Leitura de dados a partir de aquivos de texto;
    • Tratamento de valores após leitura;
  7. 04/03
  8. 06/03
  9. 11/03
  10. 13/03
  11. 18/03
  12. 20/03
  13. 25/03
  14. 27/03
  15. 01/04
  16. 03/04
  17. 08/04
  18. 10/04
  19. 15/04
  20. 17/04
  21. 22/04
  22. 24/04
  23. 29/04
  24. 01/05
  25. 06/05
  26. 08/05
  27. 13/05
  28. 15/05
  29. 20/05
  30. 22/05
  31. 27/05
  32. 29/05
  33. 03/06
  34. 05/06
  35. 10/06
  36. 12/06
  37. 17/06
  38. 19/06
  39. 24/06
  40. 26/06

Avaliações

Trabalho 1 - Análise comparativa de modelos de carros

  1. Cada dupla ou trio deve escolher dois modelos de carros para avaliar (ex: Fiat Palio vs Volkswagen Gol, Renault Clio vs Fiat Uno);
  2. O contexto do trabalho é orientar clientes na escolher entre os modelos de interesse via uma análise exploratória de dados baseada nos dados disponíveis de satisfação dos clientes;
  3. As tabelas sobre a nota dada por donos desses modelos com relação à uma série de características serão extraídos do site carros na web e disponibilizados via arquivo de texto;
  4. Os dados devem ser lidos e uma análise exploratória com emprego de gráficos e tabelas deve ser feita;
  5. A análise deve considerar comparações entre modelos, entre anos de fabricação e as diversas características votadas;

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